Enfermagem no Reino Unido – Passo a passo para você chegar lá

Como praticar a enfermagem Reino Unido

Três passos para que você começar a ser enfermeira no Reino Unido hoje mesmo

Por Paulo Santiago 

Quer praticar a enfermagem no Reino Unido? Se você é enfermeira, essa é a sua chance para exercer a sua profissão fora do Brasil. O país tem um caminho claro para você! Hoje há uma demanda significativa de profissionais da área da saúde e com a pandemia do Covid-19 essa escassez ficouainda mais evidente. 

Para você ter ideia, o Reino Unido oferece um bônus de £5000 para estudantes egressos do ensino médio do país escolherem a enfermagem como profissão. É um excelente incentivo, não é? Isso mostra o quanto o país precisa dessa mão de obra. 

Esse incentivo se deve pois no Reino Unido é necessário ter curso superior para exercer a enfermagem. 

Aqui, te dou o passo a passo para você aproveitar esta oportunidade e morar para sempre no Reino Unido. 

Veja também o meu e-book em que terá detalhes sobe vistos, trabalho, curso e muito mais para você ir mais longe. Baixe-o gratuitamente!

 

  1. E então por onde começo a minha jornada para praticar a enfermagem no Reino Unido? 

 

A comunicação é um dos fatores mais importante quando se exerce a enfermagem. E para isso, saber falar a língua local é imprescindível. 

Comecemos, então, pelo nível linguístico. O Conselho de Enfermagem do Reino Unido  o (NMV) exige um nível C1 de inglês dentro do quadro europeu de qualificações. Isso corresponde ao IELTS 7.0 ou a um exame de inglês específico para profissionais de saúde chamado Occupational English Test for Health Professinal – OET  como uma nota B.  

O OET oferece mais vantagens, pois sua avaliação linguística será  em um ambiente no qual você está bem familiarizado. Lembre-se: muitas palavras usadas na área de saúde têm raiz latina, ou seja, será mais parecido com o português.

Há escolas no Reino Unido que te preparam para alcançar o nível de inglês necessário dentro da área de saúde. Isso é uma vantagem, pois essas instituições também intermediam a sua colocação no mercado de trabalho. 

Se você já tem um conhecimento intermediário da língua tudo fica mais fácil. Poderá fazer um curso de inglês muito voltado para as necessidades da sua profissão, o que pode tornar o processo de aprendizado muito mais rápido. 

Cursos de inglês preparatórios para enfermeiros podem durar de uma a 45 semanas, colocando você no controle. Quanto tempo você acha que vai levar? Faça um teste rapidinho aqui. É de graça

 

  1. Mas eu só preciso falar inglês para exercer a enfermagem no Reino Unido? 

 

Agora vamos para os pormenores. O inglês é a ferramenta de comunicação e após ter essa fase concluída, passemos para o conhecimento técnico. Para isso, você prestar um exame chamado OSCE o qual é divido em duas partes:  

  1. Primeiramente, você faz um exame teórico online sem muita complexidade. Você será exigido em conhecimento básico de enfermagem.   Ao passar no exame, já poderá começar a trabalhar em hospitais credenciados no país, como uma espécie de estágio. E o melhor de tudo, você já é remunerado para isso. Esse período servirá para que se prepare para a segunda parte do exame. 
  2. Durante o seu treinamento poderá então fazer o seu teste prático, em que demonstrar as habilidades clínicas e trato com pacientes. Mas não se preocupe, terá bastante prática durante o período em que faz o “estágio”. Você será devidamente preparado para o exame final. Trabalhamos com instituições em que a taxa de aprovação é de mais de 90%, tenho certeza que você fará bonito. 

 

  1. E depois de passar por tudo isso? 

 
 

Agora é a cereja do bolo. Depois de sua aprovação, terá um contrato de trabalho para residir permanentemente no país, tudo aprovado pelo governo e conselho de enfermagem. Essa é a sua oportunidade de entrar no Reino Unido legalmente exercendo a sua profissão. 

Resumindo, a seu caminho até a residência no Reino Unido funciona da seguinte maneira

  1. Ter uma boa comunicação escrita e oral da língua inglesa – Isso é demonstrado através do IELTS ou OET 
    1. Você pode fazer cursos de inglês com duração que dependem do seu nível atual de inglês. Quanto mais souber menos tempo terá de curso. 
  2. Fazer o exame de habilidade específica o OSCE o qual é dividido em duas partes 
    1. Computer Based Test – Ao passar você começa a trabalhar como enfermeira. Eis o seu primeiro contrato em período probatório. 
    2. Exame prático – Ao passar consegue a sua residência permanente no Reino Unido. Contrato garantido agora é só arrumar as malas. 

 

E então? Te ajudei a tomar uma decisão? Sei que muitas dúvidas vão surgir sobre o processo. Esse texto é apenas um resumo de todo processo. Meu nome é Paulo Santiago, consultor educacional internacional.  Fique à vontade e agende uma consultoria comigo para você saber mais de acordo com seu perfil, seu sonho está logo ali… 

 

23 respostas

  1. Olá Paulo Santiago, bom dia.!!!
    Tenho interesse em conhecer mais detalhes sobre o processo de entrada no Reino Unido para fins de trabalhar como enfermeira.
    Explico: tenho uma escola de inglês numa cidade que tem curso técnico e superior de enfermagem, vários.
    Vejo oportunidade para os estudantes exercerem sua profissão com salarios atraentes e tambem aprender ingles na minha escola.
    Penso numa possível parceria, você expert na área e eu trabalhando o mercado consumidor. O que você acha?

    1. Olá Emanuelle, precisará ter a graduação em enfermagem no Brasil. Experiência no entanto ajuda muito o processo. Te enviei um email com mais detalhes sobre como podemos te ajudar na sua jornada. Poderia verificar se já o recebeu?

  2. E pra quem vai como eu por exemplo? Vou para estudar inglês e possuo técnico em Raio X. Procurei saber sobre a faculdade para essa função e não entendi muito bem. Sei também que na Irlanda se você não quiser fazer enfermagem pode fazer áreas específicas dentro da enfermagem como por exemplo enfermeira obstétrica. Curto período se não me engano. Mas gostaria de mais informações. Ainda estou meio perdida.

    1. Olá Marla, tudo bem? desculpas pela demora, mas acabei de ver o seu comentário agora. Você vai para a irlanda estudar inglês quando? tem uma graduação em enfermagem? Acabei de te enviar um email com mais informações sobre como podemos te ajudar a exercer a enfermagem no exterior

  3. Obrigado pela atenção e queria saber se Técnico de radiologia formado no Brasil pode se postular a trabalhar na Irlanda ou Inglaterra?

  4. Olá Paulo, muito bom seu artigo.
    Estou fazendo curso de enfermagem numa universidade brasileira e no próximo ano vai sair minha cidadania italiana.
    Seria interessante buscar um emprego aqui apos minha formação para eu ja ter alguma experiencia ou recebem formado apenas com alguns estágios ja seria suficiente para conseguir um trabalho na inglaterra e irlanda. Outra duvida é sobre a questão da validação do curso de enfermagem que estou fazendo aqui no brasil.

  5. Olá, tudo bem?

    Faço enfermagem na faculdade santa casa, que tem como referência o hospital santa Izabel. O curso é de 4 anos e meio. Faz alguma diferença? Na ordem de enfermeiros de Portugal, eles pedem 4.600 horas sendo, pelo menos, 50% de prática clínica.

    1. Como o texto menciona, falamos sobre o Reino Unido. Lá não há um especificação de horas, mas sim ter uma graduação completa em enfermagem para passar pelos trâmites de validação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?