Como conseguir um trabalho no Reino Unido ainda no Brasil?

Trabalhar no Reino Unido

Consigo um trabalho no Reino Unido ainda no Brasil? 

 

Entenda como funciona o Work Placement, um programa de colocação no mercado de trabalho durante sua pós-graduação.

 

Trabalhar fora do Brasil é o sonho de consumo de muitos brasileiros. Em momentos incertos em que vivemos, procuramos um crescimento profissional e uma qualidade de vida estável. Países como o Reino Unido surgem como uma opção plausível a esses objetivos, mas como chegar lá? 

Este artigo vai te mostrar a maneira mais fácil para você conseguir um trabalho no Reino Unido ainda no Brasil.  Você terá uma definição do work placement assim como o funcionamento do programa na prática. Terá também uma visão geral da duração do programa e o tipo de visto que obterá durante sua estadia no Reino Unido.


O que é o Work Placement como parte de um curso acadêmico no Reino Unido

 

O Work Placement é uma colocação profissional no mercado de trabalho e faz parte de seu programa pós-graduação em diversas universidades do Reino Unido. Isso não é um estágio, o qual geralmente acontece após sua formação ou no verão. 

O programa também é comumente oferecido como um possível terceiro ano de um curso de graduação sem que o aluno faça qualquer tipo de atividade acadêmica. Após esse ano de transição, o aluno retorna a faculdade para terminar seu curso. Veja um exemplo nesta universidade.  

O período do work placement em uma empresa funciona como uma matéria acadêmica, uma disciplina que pode durar cerca de um ano e você ainda recebe para isso. É um trabalho 99% garantido para colocar em prática todo o conhecimento do seu curso. 

O programa oferece dezenas de opções profissionais, sobretudo nas área de TI, engenharias, gerenciamento de projetos e contabilidade. Mas o programa não fica restrito a essas profissões. Vai muito além. Há oportunidades até mesmo na área jurídica. 

Uma outra vantagem do work placement é a opção em continuar no Reino Unido sob o graduate visa (visto para graduados), uma permissão temporária de trabalho após conclusão do seu curso. Esta é uma oportunidade de expandir a sua rede de contato durante seu trabalho na empresa em que for colocado.

 

Como funciona o work placement

 

Geralmente o programa de work placement dura dois anos, como por exemplo o MSc in Data Analytics da University of Hertfordshire. No primeiro ano você assiste aulas, faz trabalhos acadêmicos como uma pós-graduação normal. É importante ressaltar que neste primeiro ano você poderá trabalhar meio-período ou part-time, ou seja, até 20 horas por semana e 40 anos durante os recessos escolares. 

Já no segundo ano você somente trabalha. Aqui é a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendeu. Mas lembre-se, isso é uma pós-graduação e já é esperado que você tenha experiências profissionais prévias, o que vai te ajudar muito com o seu trabalho. 

Alguns cursos de pós-graduação também oferecem o work placement como uma opção trabalho de conclusão do curso. Após completar os dois primeiros termos de uma pós-graduação taught (funciona como um mestrado no profissional no Brasil). 

O pessoal que cuida das carreiras nas universidades vai usar todas as experiências e qualificações para encontrar um empregador que se adeque ao seu perfil. Se você não tiver uma ampla experiência, não se preocupe, há oportunidades para você também. 

É importante mencionar que durante o segundo ano, você é remunerado, com salários que giram em torno de 25000 libras por ano ou cerca de 2000 libras por mês.

É um salário que dá e sobra para você se manter. Você paga o seu curso e ainda sobra um dinheirinho. 


Como participar do programa 

 

Para se inscrever em um work placement é muito simples. Primeiramente, precisa passar pelo processo de admissão de uma pós-graduação.

Para isso serão avaliados os seus documentos acadêmicos, como o histórico escolar, cartas de referência e pessoal, seu currículo profissional e a nota do exame de proficiência de inglês. 

Após ser aprovado. Deverá fazer o pagamento do depósito do seu curso para que receba o seu Confirmation of Acceptance for Studies (CAS) e solicitar o seu visto de estudante.


Como funciona o visto durante o work placement?

 

O programa te concede o visto de estudante. O processo de solicitação do mesmo acontece ainda no Brasil antes de começar o seu curso. Baixe o nosso E-book com todos os detalhes sobre o visto. 

No primeiro ano do programa poderá trabalhar 20 horas semanais, pois estará bastante ocupado com o seu curso. Aqui você não precisa necessária ficar na sua área. Pode conseguir empregos simples para pagar as suas contas.

Já no segundo ano, na colocação do mercado de trabalho propriamente dita, poderá trabalhar integramente. Lembre-se o trabalho é parte do seu curso, como remunerações muito atrativa.  


Conclusão

 

Agora você já sabe o que é o work placement assim como participar do programa, seu funcionamento e o processo de visto.  Esse é um excelente curso para já quer conseguir um emprego no Reino Unido ainda no Brasil e de maneira legal. 

Meu nome e Paulo Santiago e já trabalho com educação acadêmica internacional há mais de 10 anos, já ajudei centenas de brasileiros como você.  Se desejar dicas, insights e mais informações sobre educação no exterior, fale comigo agora mesmo e siga-me nas minhas redes sociais para ter informações relevantes e tomar uma decisão informada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *