Você conhece alguém que sonha em fazer a graduação ou a pós-graduação fora? Você é esse tipo de sonhadora (ou sonhador)?
A Alemanha é um dos países com um dos cenários econômicos mais promissores. Com alta taxa de empregabilidade e pouca burocracia na imigração, ela faz jus à fama de tão desejada.
Agora, vamos aos 3 porquês de você embarcar nessa!
1 – Por que a Alemanha?
Hoje, não é possível pensar um mundo estático em meio a tanto movimento, mas para pensarmos em movimento, não podemos permanecer onde estamos. Estou falando das oportunidades que começam tímidas e incertas, mas que crescem e tornam-se referências. E por que não, a formação superior na Alemanha?
2 – Visto para brasileiros
O visto alemão para brasileiras/os tem uma grande vantagem se comparado a destinos como Canadá, EUA e Reino Unido: não há a necessidade de um visto prévio, não precisa passar por burocracias em consulados e embaixadas. todo o processo tem início no momento que você chega no país. A gente te explica:
O visto alemão para brasileiras/os tem uma grande vantagem se comparado a outros países da América Latina.
- Visto de estudante
O visto de estudante é o primeiro passo dessa mudança. É o documento que você utiliza enquanto faz sua graduação ou pós-graduação. Ele te permite trabalhar por até 20h semanais.
- Visto de estudante com permissão para trabalhar
Em seguida, quem te acompanha é o visto de estudante com permissão para trabalhar. Este é o documento que você recebe após a conclusão de seus estudos. A validade é de 18 meses, durante os quais você pode iniciar/alavancar sua carreira.
Há até mesmo universidades que te devolvem parte da anuidade caso não consiga um trabalho após a sua formação como é o caso da PFH University of Applied Science
- Visto de trabalho
O próximo passo é o visto de trabalho – cá entre nós, ganhar em euro não está nada mal. Nesse momento, imagino que você esteja se perguntando…
“E como faço para conseguir um visto de trabalho?” É simples!
Para tirar esse documento, você precisa de um contrato de trabalho. Mas pode relaxar, que este processo é sem burocracia. O período de validade vai variar de acordo com o tempo previsto no contrato.
- Visto de residência
Por fim, o tão desejado o visto de residência, seu próximo companheiro de viagem. Este documento pode ser emitido após dois anos de contrato assinado
Para isso, é muito fundamental que você se instrua sobre todos os requerimentos, assim, são diminuídas as chances de qualquer problema com a sua chegada! Afinal, ninguém merece passar mais de 10h num avião para ouvir um irredutível “Desculpe, você não pode passar”.
3 – Mercado de trabalho
Segundo a OECD* (Organisation for Economic Co-operation and Development), a Alemanha é o terceiro país com menor taxa de desemprego (3.2%) e a média salarial soma €3900 mensais para profissionais qualificadas/os (vamos concordar que não é nada mal). Estima-se que, até 2025, a demanda por trabalhadoras/os ultrapassará a marca dos 8 milhões – e seguirá subindo!
O esquema de trabalho e estudo é bem atrativo para aqueles que fazem um curso acadêmico: você pode trabalhar meio-período (cerca de 20 horas semanais) durante o ano letivo. Além disso, as horas trabalhadas são acumulativas, ou seja, se em ema determinada semana você trabalhar 10 horas, na semana seguinte poderá trabalhar por 30 horas caso tenha disponibilidade. Isso quer dizer que não perderá horas de trabalho ao contrário do que acontece em outros países da Europa.
“Tenho uma companheira, um companheiro, filhos… E agora?” Isso não é problema!
Sua família tem a possibilidade de ir junto, e ainda trabalhar em tempo integral.
Um recado para você continuar o dia…
Uma vez me disseram que se um sonho não te assusta, é porque ele não é grande o suficiente. Eu acredito nisso. E você?
Se não acreditar, tudo bem também, não é pré-requisito para entrar em Berlim.
Ficou com alguma dúvida?
Agende sua consultoria hoje mesmo!
Te daremos toda a assistência com a sua inscrição, e uma consultoria sobre tudo que vai precisar. Fale com a Logos Global Education para todas as suas necessidades de estudo no exterior!
*Dados coletados em janeiro de 2020
4 respostas
Nice Blog, Thank for sharing that information with the needy one and it really helpful who wants to do their Higher Studies in Germany.
Thanks Ajay. I hope Germany will be a great destination for you 🙂
I really like to thank you for this great blog.
The content was pretty good… i hope we will get more blogs like this in future.
Hi Nidhi. We are working to have the most updated content for you.