Falar em graduação na Irlanda é assunto que gera bastante curiosidade e às vezes leva a alguns equívocos, principalmente quando comparamos com aquilo que é oferecido no Brasil.
Vale a pena fazer um curso acadêmico na Irlanda? Esse é o melhor caminho a ser percorrido?
Veja o que é preciso ter em mente antes de se preparar para você colar o seu grau em uma universidade irlandesa. Há muita coisa a ser discutida e esclarecida. Este texto vai esclarecer muita coisa para que você possa tomar uma decisão informada sobre qual curso escolher e onde estudar
Termos em inglês para graduação na Irlanda
O termo em inglês para graduação é “undergraduate” ou “undergrad” quando usado em uma maneira mais informal. A palavra “graduation” significa colação de grau, formatura ou cerimônia de encerramento do curso.
Os termos usados em inglês referentes à educação são específicos da Irlanda e podem ter sentidos completamente diferente em outros países anglofalantes. Há de se considerar também que o inglês irlandês segue as normas ortográficas do inglês britânico. Você encontrará palavras como Honours, programme e centre. A grafia americana dessas palavras é diferente.
Educação básica e o acesso à graduação na Irlanda
Educação básica é o todo o período escolar que antecede a faculdade. Em contrapartida, é importante salientar que os cursos pré-escolares (jardim de infância, por exemplo) não se enquadram dentro dessa classificação, pois não são cursos compulsórios no Brasil ou Irlanda.
A educação brasileira divide-se em dois ciclos (ensino fundamental e ensino médio) assim como a irlandesa (educação primária e secundária). No entanto, o período dentro de cada ciclo é diferente. A educação primária na Irlanda dura oito anos (seis anos compulsórios) e a secundária cinco anos (que pode ser seis anos se aluno decidir fazer o “transitional year”, uma espécie experiência profissional após o chamado junior certificate, um exame nacional no meio do ensino secundário)
Só para ilustrar, gostaria de ressaltar que a educação básica irlandesa é considerada uma das melhores do mundo no ranking geral da OECD, não apenas a frente de países como EUA, como também Canadá e Reino Unido ficando atrás dos países escandinavos e Singapura.
Dessa forma, Entender educação básica é fundamental para entender faculdade. No Brasil, a educação básica fuciona por turnos, e em raras instituições de ensino alunos estudam em período integral. Na Irlanda a educação básica é compulsoriamente em tempo integral, ou seja, alunos passam mais tempo na escola e consequentemente têm uma carga horário maior que em nosso país.
O caminho até a faculdade irlandesa
Para ingressar em uma universidade na Irlanda, todos os egressos do ensino médio irlandês prestam um exame chamado “Leaving Certificate”. Tal exame é divido em 8 disciplinas que são eletivas, ou seja, o aluno decide quais matérias estudar durante os três últimos anos do ensino secundário do ensino irlandês (a escolha é feita dentro de áreas do conhecimento como ciências, línguas, exatas, humanas, etc. Língua inglesa, língua irlandesa, matemática e língua estrangeira geralmente são obrigatórias).
A universidade decide quais disciplinas e notas são necessárias como critério de entrada em seus cursos. Para ingressar alunos irlandeses e europeus com menos de 24 anos ingressam através de um sistema central de inscrições chamado Central Application Office, CAO pelo qual submetem as notas do “leaving certificate”
Tipos de graduação na Irlanda
Como muitos já sabem a educação irlandesa é divida em 10 níveis descritas pelo National Framework of Qualifications (NFQ) – Os níveis 1 a 5 correspondem a educação básica irlandesa e os níveis de 6 ao 10 ocorrem em sua maioria por instituições de ensino superior. Os níveis 6, 7 e 8 correspondem as graduações irlandesas.
Na Irlanda há, de maneira geral, há três tipos de graduação, a saber:
- Higher Diploma – Nível 6
- Ordinary Degree – Nível 7
- Honours Degree – Nível 8
As equivalências às qualificações brasileiras podem ser da seguinte maneira
- Higher Certificate – Graduação Tecnóloga
- Ordinary Degree – Não há equivalência
- Honours Degree – Bacharel e Licenciatura
Para ter acesso aos cursos de pós-graduação na Irlanda. O Aluno precisa ter um nível equivalente ao “Honours Degree””
A admissão para estudantes internacionais
Para entrar em uma universidade do país como aluno brasileiro, a educação básica brasileira precisa equivaler ao “Leaving Certificate” na Irlanda. Você pode ver a tabela de equivalência no link abaixo.
No entanto essa classificação depende da interpretação da faculdade. Algumas instituições, sobretudo as grandes universidades como a Trinity College, University College Dublin ou University of Limerick, utilizam documentos do Reino Unido como NARIC UK para dar admissão a candidatos internacionais.
Muitas instituições vão pedir para que o aluno faça um ano extra pois educação básica Irlanda tem um ano a mais que a brasileira.
CURSIOSIDADES
- A educação básica na Irlanda funciona em período integral, ou seja, há uma maior carga horária.
- Cursos de graduação na Irlanda também são em período integral, salvo em algumas exceções.
- Estudantes que possuem o passaporte europeu e têm menos de 24 anos deverão aplica através do Central Applications Office – CAO. No entanto, a qualificação brasileira pode não ter equivalência através desse sistema.
Conclusão
Essa foi uma visão geral sobre as graduações na Irlanda. O nosso propósito e difundir cada vez mais a educação irlandesa nos países da américa Latina para que você possa tomar uma decisão informada sobre os cursos de graduação.
Há inúmeras oportunidades para que faça uma graduação de qualidade e abrir as portas para o mercado profissional irlandês e europeu. Logos Global Education te orienta a ingressar nas mais prestigiadas universidades da Irlanda. Fale conosco e tenha uma consultoria de qualidade baseada no seu perfil.
Meu nome é Paulo Santiago, Consultor Educacional da Logos Global Education. Tenho trabalhado com o ensino superior na Irlanda há mais de oito anos. Gostaria de aconselhá-lo sobre a melhor escolha do seu programa universitário para que possa alcançar seus objetivos de carreira. Nossa empresa tem parcerias com muitas das principais faculdades e universidades da Irlanda e será m prazer ajudar você com qualquer dúvida. Siga-nos nossos LinkedIn e Twitter @LogosEducation para saber mais!
Respostas de 4
Hola, qué tal? Soy mexicano, me interesaría tener información acerca de alguna carrera en el ramo informático. Pienso irme a Irlanda, pensaba en un curso de 25 semanas de inglés, pero al leer para más adelante ese tiempo no es computable si se quiere pedir la residencia. Me comentaban que mejor estudiar una licenciatura y es el
Motivo del mensaje. Gracias
Hola Jose, como estás? Te envié un correo con más informaciones sobre nuestros servicios. Como mexicano no necesita visado previo y puede estudiar directamente un licenciatura en Irlando. Al terminar su curso tendrá un visado espcial llamado stamp 1G que te permite trabajar “full-time”por has dos años depois de su curso.
Buenas tardes mi nombre es Jaime Arriola, soy de Guatemala, tengo la licenciatura de Ingeniero Agrónomo en mi paìs estoy interesado en Estudiar en Irlanda un curso o postgrado, actualmente estoy en drogheda estudiando ingles en ELI SCHOOL, agradeceria de su apoyo. Para conocer a detalle el proceso. Muchas gracias
Olá Jaime, Te envié un correo con más información sobre los servicios que ofrecemos. Gostaria de conversar con usted para entender o seu perfil y te orientar melhor.