E então, quer encontrar um país acessível no exterior fora das nações anglofalantes? Sem problema, te apresento a opção de faculdade na Suécia. Aqui, apresento vantagens ao nesse maravilhoso escandinavo. Nesse texto te dou dicas valiosas para você chegar lá.
Então, o que você tem a me dizer sobre a Suécia?
A Suécia é uma país pouco escolhido por muitos brasileiros, mas na minha opinião, oferece uma das melhores condições para se fazer um curso acadêmico no mundo.
O país também, também uma diversidade cultural muito grande, o que facilita muito a integração no país.
Outro ponto bastante positivo é que a língua inglesa é falada pela grande maioria da população. É isso mesmo, não terá problemas ao se comunicar. Afinal, países escandinavos são notórios por terem uma educação tem o inglês como uma das línguas de instrução no país. As universidades por sua vez seguem o mesmo padrão. Cursos são ministrados em inglês (como um nível elevadíssimo, diga-se), no entanto, aprender a língua local te insere muito mais na cultura do país.
Como eu entro em uma faculdade na Suécia, é difícil?
É muito tranquilo. Diferentemente de outros países, há um órgão de inscrição central vistoriado pelo governo. Você faz sua inscrição através de um portal totalmente online escolhendo a instituição e o curso que deseja estudar por lá. Isso facilita muito a organizar tudo em um só lugar.
Os documentos são submetidos através do portal, como o seu histórico escolar, carta de motivação, , cartas de referência, currículo em inglês e exames oficiais de inglês como TOEFL ou IELTS. É importante ter tudo pronto antes de iniciar o seu processo de inscrição. Te ajudamos a ter tudo de acordo para que você possa ingressar sem maiores dificuldades.
As cartas de referência e motivação são documentos super importantes. Você precisa ressaltar nesses documentos o porquê deseja estudar no país (você pode até mencionar que quer fazer uma pesquisa sobre o Abba, parece relevante, não é). Aqui você demonstra como sua diversidade vai agregar nas universidades do país.
Não deixe para se inscrever na última hora
Para estudar na Suécia, é importante ficar atento aos prazos de inscrição. Se deseja começar os seus estudos em setembro, precisará submeter a sua inscrição até meados de janeiro para que seus documentos sejam considerados.
Veja pelo lado positivo: isso te dá bastante tempo para focar no visto e se preparar para sua viagem. Lembre-se: na Suécia, o ano letivo começa em setembro, mas há alguns cursos que começam também em janeiro cujas as inscrições se encerram no meio de agosto.
Dessa forma, para ter uma rede maior de cursos e programas, sugiro o início em setembro, pois encontrará o curso que procura bem mais facilmente.
E o trabalho, como posso me manter durante minha Faculdade na Suécia?
Outra grande vantagem das universidades suecas é de que não há restrições em horas para serem trabalhadas no país. Isto é: você poderá trabalhar quantas horas forem necessárias desde que o seu emprego não interfira no seu desempenho acadêmico.
Nós brasileiros sabemos muito bem como conciliar estudo e trabalho sem maiores dificuldades, isso aí tiramos de letra! Além disso a renda per capita do país e muito alta. Você consegue viver bem sem nenhum salário exorbitante.
Não quero deixar o meu parceiro para trás? Posso levá-lo na mala?
Caso seja casado ou tenha filhos, poderá trazer a sua família enquanto faz o seu curso acadêmico no país. Isso ajuda e muito você a integrar a sua família em uma nova cultura. O seu cônjuge poderá também trabalhar sem maiores restrições o os filhos podem ingressar em uma escola pública local. Já pensou nessa possibilidade?
Ainda, parceiros poderão se beneficiar desse benefício, desde que possa provar que moram juntos. A sua mala vai ficar bem cheia agora.
É importante ressaltar que para ter de levar um membro familiar, precisará ter um fundo mensal para custear sua estadia no país.
Preços de graduação e pós em uma faculdade na Suécia
O preço das anuidades não é um dos mais caros. Um curso de pós-graduação custa em média cerca de €12000, abaixo de anuidade em países como o Reino Unido e Irlanda, fazendo o país bem atrativo.
As graduações também variam a partir de €8000, é um preço muito atrativo para você chegar mais longe.
Há também um caminho claro para a imigração no país. Em suma, após o término do seu curso, poderá ficar mais 18 meses com visto de trabalho para que se coloque no mercado profissional local.
Processo de visto
O processo de visto também é bastante facilitado. A Suécia é um dos poucos países, países que oferecem um serviço completo online. Basta o requerente fazer o upload de toda a documentação exigida pelo governo em pdf e pronto! Terá tudo processo de maneira fácil e segura.
E então, gostou das dicas acima? Isso foi um texto muito rápido em que pude explicar mais sobre a Suécia. Toda semana escrevei mais informações para você que quer mais informações aqui no nosso blog
Meu nome é Paulo Santiago o quero ajudar você a conquistar essa jornada. Temos um serviço de consultoria e uma ampla de rede de contato na Suécia para você encontrar o melhor caminho para sua carreira no exterior sem maiores burocracias. E aí, vamos para lá?
Respostas de 3
Hola, estoy interesada en ir a vivir e invertir con mi familia en Suecia, tengo 2 hijas que desean estudiar en una de las universidades de allí, en las carreras de Medicina Humana y Economía.
Por favor, quiero que me orienten o guíen en todo este proceso de estabilizarme en Suecia.🙏
Muchas gracias.
Hola Rosa, será un placer guiarte a ti y a tus hijas a estudiar en Suecia.
Podría completar nuestro formulario de perfil? esto me ayudará a comprender mejor su perfil para brindarle información que se ajuste a sus calificaciones.
Hola quisiera hacer una maestría, soy ingeniera comercial mi esposo vivía allí hace muchos años en suecia eñ.tiene.familia pero quisiera estudiar y trabajar allí